TRANSFORME O MOLETOM NA PEÇA-CHAVE DO DIA A DIA

Conhecido pelo conforto, o tecido de moletom – antes relegado aos looks esportivos – ganhou protagonismo nas produções cotidianas. Aprenda a usar.

moletom

A gente acredita que moda e conforto têm tudo a ver. Mais do que isso, que um não vive sem o outro. Por isso, apostamos sempre em materiais e modelagens que combinam identidade fashion e funcionalidade. Com o dia a dia agitado, a ideia de vestir para impressionar tem dado espaço ao conceito de “vestir para se sentir bem” traduzido em materiais aconchegantes que convidam ao toque e permitem desempenhar com conforto todas as atividades do dia. Aliado à nossa essência streetwear, o moletom foi eleito o nosso tecido favorito para colocar o combo moda + conforto em prática.

Material e origem

Existem muitas teorias sobre o surgimento do moletom. Algumas correntes afirmam que ele foi criado no início da década de 1920 para proteger os trabalhadores nos frigoríficos, onde as temperaturas são baixas. Outros estudos apontam que, na verdade, o primeiro moletom foi fabricado e vendido pelos irmãos Abe e Bill Feinbloom, da Champion, já determinando sua origem esportiva. Há, ainda, uma terceira teoria que fala que o moletom surgiu como vestimenta de proteção do frio e absorção do suor para os jogadores de basquete e basebol.

As controvérsias sobre sua origem existem, mas o motivo pelo qual o moletom se popularizou e se posicionou como item atemporal da moda é bem claro: o tecido é confortável e prático, isso porque ele é geralmente produzido em algodão ou lã.

Mais do que uma blusa de frio, o moletom tem toda uma identidade street atrelada que torna a peça a escolha perfeita para enfrentar a cidade com estilo. As modelagens mais tradicionais são a canguru, que tem bolsos frontais e capuz e o modelo careca, bem cara de blusão de moletom mesmo, com a gola mais ajustada ao pescoço. Um ou outro podem ser usados com calça ou short, por cima de camiseta ou por baixo de uma jaqueta, tudo depende do clima e do seu mood do dia.

Como Usar

O moletom sofreu um boom na década de 1990, então faz muito sentido hoje resgatar esse sentimento nostálgico em uma estética vintage. As cores mais neutras em lavagens destonadas são perfeitas para tal proposta, combinadas às calças jeans de cós baixo e rasgadas, sneackers e bucket.

O moletom preto em tamanho oversized pode adquirir uma cara de sofisticação quando atrelado a acessórios mais chiques como um salto metalizado, uma bota over-the-knee colares e brincos evidentes ou por baixo de jaquetas e blazeres mais encorpados. A mesma proposta por ser feita com um moletom branco bem básico. Para um look mais fun, a dica é investir em um moletom com tingimento tie dye, que agrega um toque fashion e tira a peça do mood esportivo.