CONHEÇA A VERSATILIDADE DAS CAMISETAS

Elas são muito versáteis e uma das peças mais comuns a todos os guarda-roupas ao redor do mundo. Saiba a história por trás das camisetas e dicas de como usar de forma criativa.

camisetas

A camiseta é um dos itens de vestuário mais universais e facilmente encontrada em um guarda-roupa. Super funcional e confortável, pode fazer o papel principal de uma composição ou atuar como coadjuvante em looks mais elaborados. Uma curiosidade é que ela se popularizou com movimentos de contracultura lá nos anos 1960 como meio de protesto, pois era uma tela em branco para os grupos estamparem suas mensagens, o que a alçou ao posto de mídia alternativa.

Hoje, a peça está presente em quase todos os estilos, desde o high até o fast fashion, e abrange diferentes modelos, desde camiseta básica, passando por modelagens diferentes, como camiseta com manga longa e às mais divertidas, como as camisetas tie dye.

Material e origem

Essa peça tão comum apareceu primeiro no guarda-roupa masculino nos primórdios do século 20. A camiseta é literalmente um recorte de um traje íntimo que era usado pelos trabalhadores, uma espécie de macacão. No inverno, o traje era perfeito para ser usado por baixo das roupas, mas no verão os homens sofriam com o calor. Daí veio a ideia de cortar o “macacão” em duas partes, transformando em calça e camiseta. Mas ainda havia um longo caminho pela frente até chegarmos às camisetas como conhecemos hoje. Lá no início elas eram produzidas em linho rústico, não tinham flexibilidade e as golas eram bem fechadas. Com o passar do tempo e muitos testes, elas passaram a ser produzidas em lã e algodão, que são tecidos mais confortáveis e passavam pela cabeça sem prejudicar a gola. Mas ainda assim eram consideradas como parte de baixo e era proibido utilizar em lugares públicos.

O jogo começou a virar com a Marinha americana, que incluiu a camiseta como parte do uniforme e o item começou a se popularizar depois das grandes guerras até ser absorvido pelos movimentos de contracultura da segunda metade do século 20 e explodiu com a estética tie dye e os hippies nos anos 1970. Hoje, as camisetas geralmente são produzidas em algodão, podem ter estampa ou não, uma variedade imensa de cores e abrange todos os estilos.

Como usar

Por ser um item mais básico, não tem muito segredo para incluir a camiseta nos seus outfits. Quer montar um visual minimal? A camiseta streetwear branca combinada a uma calça jogger e sneackers pode ser uma boa pedida. À essa combinação base, podem ser adicionadas jaquetas, moletons, acessórios de cabeça como bonés e buckets e outros acessórios. Uma forma bem atual de usar a peça é investir em uma camiseta cropped, que tem modelagem mais curta e vai bem com tudo - calças, shorts e saias.

Para tirar a peça do óbvio, a dica é simples: use a camiseta oversized (alguns tamanhos maiores) para fazer um jogo de sobreposição com outras peças, atualizando a produção ou ressignificar o item transformando em vestido.