CONHEÇA A ORIGEM DAS CALÇAS, ESSE ITEM TÃO CLÁSSICO À QUALQUER GUARDA-ROUPA, E SUA HISTÓRIA NA MODA

As calças marcaram uma revolução na moda com sua praticidade e funcionalidade. Saiba em quais modelos apostar de acordo com seu estilo.

Calca

Você já imaginou como era a vida antes da invenção das calças? Elas são tão básicas no nosso guarda-roupa que fica difícil pensar em como as pessoas desempenhavam todas as atividades do seu dia usando togas e vestidos. As calças mais antigas do mundo datam de 3.400 anos, no oeste da China e teriam sido criadas por pastores para cavalgar, já que esse era o meio de transporte mais comum na época. Outro dado interessante é que a gente imagina que se percebeu que uma peça que siga o desenho do corpo e fique mais rente à pele protege mais do frio e conserva melhor o calor do corpo. Trazendo a peça de roupa para uma perspectiva mais recente, conheça os modelos que mais se destacaram na história e suas características.

Material e origem

A calça jogger é um sucesso tanto no guarda-roupa masculino como no feminino. A peça é um ícone da cultura streetwear, além de ser estilosa e confortável. Ela virou hit pois permitia que os sneackerheads deixassem o tênis em evidência no look, já que o modelo tem um elástico que prende nos tornozelos.

A calça de moletom também tem uma proposta bastante casual e confortável. Elas eram originalmente peças esportivas, mas alcançaram a moda casual em um processo que a gente chama de athleisure, quando roupas desenvolvidas para treinos são incorporadas a outros ambientes. Hoje é possível encontrar a calça em vários modelos, com ou sem elástico na barra e até mesmo com corte de alfaiataria: o que se mantém em comum é o tecido de moletom.

A calça cargo é outro ícone da moda casual. Trata-se de uma calça streetwear, isto é, que adentrou a esta cultura, mas sua origem vem de uma necessidade bem diferente. Ela foi criada inicialmente para vestir os militares durante a década de 1940 e ficou em evidência com os exércitos britânico e norte-americano. Os bolsos cargo, marca registrada desse modelo, tinham a função de carregar munição, facilitando assim a movimentação dos soldados e o recarregamento das armas.

Como Usar

Em termos de conforto, aposte na tradicional jogger, de moletom ou na calça de sarja para trazer a praticidade necessária para as tarefas do dia a dia. Esses modelos combinam muito bem com blusas de moletom, camisetas básicas e camisas mais estruturadas para um look mais alinhado e fashionista.

Para uma composição bem urbana, mas com ares militares, aposte em uma calça jogger camuflada. A peça pode ser combinada com jaquetas e casacos mais pesados, com camisetas básicas ou com estampas minimalistas.