Carrinho Vazio

Approve

CREATOR: CHARLES VIEIRA

O brasiliense Charles Vieira é o segundo nome que apresentamos na nossa série Approve Creators. Em entrevista, o fotógrafo conta sobre sua trajetória e as referências que guiam seu trabalho.

Publicado em 26/08/2020


Com um senso estético altamente apurado e contato com todas as modelos do momento, Charles Vieira (@cvieiraj) é um bom nome para ficar de olho. O fotógrafo de 29 anos, acumula na bagagem longos anos de experiência e sua história se mescla com a Approve. Nesse bate-papo, ele fala sobre carreira, referências e as curiosidades que envolvem seu trabalho.

O que chama a sua atenção nas buscas por referências?

Eu tenho tentado agora voltar meu olhar para o Brasil, tenho muita referência gringa e queria valorizar mais o que a gente tem aqui no meu trabalho.

Se inspira em alguém?

Eu sou muito focado em coletar inspirações das modelos, mais do que de outros fotógrafos. Volto minha atenção para as poses, os olhares. Mas curto muito o trabalho do Lucas Pinhel e da Jess Dantas. Eles eram um casal e a identidade fotográfica deles chama muito a minha atenção.

Você tem uma história de longa data aqui com a gente, né? Conta mais sobre essa relação com a Approve.

Conheci o pessoal há muito tempo e já trabalhei dentro da marca, fazendo ensaios externos. Sou muito amigo de todos e foi uma época incrível quando eu morava aí em São Paulo. Era muito moleque e a Approve me deu um imenso suporte no início da carreira, me abriu muitas portas.

E a cena aí em Brasília?

Quando voltei aqui para Brasília, vi que tinha uma quantidade imensa de gente que era fã da marca e queria ficar mais próxima de vocês, e aí eu acabei vendo que era uma oportunidade de começar a fotografar a galera daqui com as roupas da Approve, lançando essa galera que ainda não é tão conhecida e levando a marca para fora de São Paulo.

Tipo esse cara do ensaio, o Jean. Ele é incrível e está iniciando a carreira. Depois desse shooting, várias marcas locais passaram a procurá-lo para fazer trabalhos. É muito legal participar desses processos de descobrir gente foda.

Como é seu processo?

Ele começa muito no estalo, na faísca. Eu posso estar deitado olhando o Instagram e ver alguma coisa muito legal e a partir daí começar a criar algo novo. Daí eu já começo a consumir um monte de referências sobre aquilo que eu vi e acho que minha parte preferida é a hora de clicar. Eu evito ao máximo fazer muitos cliques, deve ser coisa de virginiano, porque eu já penso na seleção que vou ter que fazer na pós hahaha. Então eu procuro já ter muito claro na minha cabeça o que eu vou fazer.

Quem rola bastante seu Instagram para baixo consegue notar uma grande diferença no uso das cores nas suas fotos ao longo do tempo. Como você vê essas transformações no seu trabalho?

Sim, eu tenho buscado deixar minha identidade bem explícita no uso das cores. Tem sempre muito do meu olho ali. Por mais que vez ou outra possa se assemelhar ao trabalho de outra pessoa, sempre tem algum ponto específico que é só meu. Tanto que a maior parte dos comentários sobre as minhas fotos são perguntas sobre como eu mexo nas cores. E eu não me importo de dar dicas de como fazer. Aliás, sempre que eu posso, faço vídeos para a galera ensinando a fazer algo.

Hoje eu não abro mão de explorar os tons terrosos, mais fechados e mais vintage. Lá no início eu trabalhava muito com tons mais frios, cores mais azuladas e quem me deu muito as dicas de esquentar as fotos foi o Cacá aí da Approve. Hoje, pra mim, a cor é um dos pontos principais da fotografia.

Sempre consumi muita referência gringa para cor também. Tive muita interação com a cor de cinema, o famoso teal and orange. A parte amarronzada, laranja eu mantive no meu trabalho e o azul eu descartei.

Uma frase para a vida.

Nunca se limite, isso pode te arruinar.

Charles Vieira faz parte do projeto Approve Creators, que reúne um time de artistas e influenciadores Brasil afora para criarem em parceria com Approve. Acompanhe seu trabalho em @cvieiraj e @approve no Instagram.